Que toma o mundo?

Tornou-Se moda para mexer com o pequeno-almoço.

Não é que seja algo de bom ou mau em si mesmo. Mas, quando se revela, muitas vezes faz-se desmistificando, e às vezes este processo é acabar com uma crítica que pode ser descontextualizada para o que se pretendia. Explico:

Este “ataque” ou uma crítica ao pequeno-almoço, está principalmente baseado em duas premissas principais:

1) O café da manhã não é imprescindível.

2) Os pequenos-almoços, regra geral, costumam ser ingestões pouco saudáveis.

E há que admitir e reconhecer que essas duas premissas são verdadeiras. A primeira é simplesmente uma verdade: o café da manhã, como qualquer outra ingestão não é imprescindível. E além disso, estamos especialmente condicionados nesta ingestão, já que, ao contrário de muitas outras, não existem tantos alimentos “projetados” para comer a certa hora, como no café da manhã.

Cereais (ou o que restar delas) de “café da manhã”. Foto: Medciencia

Este princípio é puro marketing, que tenta prender os compradores cativos de produtos concretos de vida. Planteaos o seguinte:

Quantos dos que estão lendo estas linhas consumiríais leite, bolachas, cereais de pequeno-almoço, manteiga, geléia, sucos… se não fosse por esta ingestão? Temo que a resposta deixaria entrever que a grande maioria das pessoas consome estes produtos SÓ no café da manhã, e que, por isso, compra-os exclusivamente para isso. Infelizmente, não são alimentos que devem ter uma grande presença na nossa dieta, e nem muito menos rendem homenagem, portanto, a conhecida frase de:

Mas de verdade o que é? A dia de hoje há uma grande quantidade de evidências que nos mostra que não parece que seja mais saudável comer 5 vezes ao dia em vez de 3. Os que sempre temos recomendado fracionar as refeições, cada vez temos menos apoio neste sentido. Ainda assim, e como eu disse na entrada O por que das 5 refeições por dia? Há outros fatores além da saciedade, a glicemia e o peso que possa desencadear esta regra, como é a lipemia, o que deve fazer com que reconsideráramos esta recomendação e fazer estudos mais abrangentes.

Dito tudo isso, acho que o importante é concluir que, independentemente do número de refeições ao dia, que se faça o que deve ser marcado pela realidade individual), em qualquer caso, você tem que fugir de compulsão. Você deve ver o pequeno-almoço afetado por isso? Necessariamente não.

E regresso ao que me levou a escrever o post. Corremos o risco de assumir que não vai fazer corretamente, desaconsejarlo de forma inconsciente. Aqui pessoalmente vejo um risco:

O pequeno-almoço permitiu incutir algo na nossa cabeça:

“É importante comer antes de sair de casa”.
“Isso que coma vai afetar meu desempenho”.
“Eu tenho que tentar incutir esse hábito, sobretudo, os mais pequenos”.
Por fazer uma cobertura. Vejo semelhante ao tema da pirâmide alimentar. Estamos muito de acordo em que há alterar o seu fundo, é dizer: o que recomenda a pirâmide. No entanto, e para além de que goste mais ou menos um sistema hierárquico e inflexível como é esta guia alimentar, há que reconhecer-lhe a capacidade que teve de ser gravada a fogo na mente das pessoas.

Portanto, há que transformar esta realidade e ficar com a potencialidade que tem o pequeno-almoço.

Daqui lanço um convite a positivizar a mensagem, café da manhã, começando o dia de forma saudável”, e embora possa parecer um slogan de cereais de pequeno-almoço, usá-lo para ensinar de verdade hábitos saudáveis.

Não existe um café da manhã ideal, é um acéfalo como um templo. Pelos mesmos motivos que não existe uma dieta, nem um prato ou uma ingestão ideal. Ainda assim, podemos fazer grandes esforços para promover escolhas mais saudáveis, a esta hora, aprovechándonos que a gente tem tão claro que TEM que tomar o pequeno-almoço.

Para mudar um pouco esse conceito de pequeno-almoço fechado que temos. O que melhor do que dar uma volta e ver os pequenos-almoços do mundo?

Hoje, segunda-feira, eu me encontro em um processo de avaliar uma grande quantidade de pratos para um projeto de educação alimentar, e que possa ser transformador ajudando as pessoas a comer melhor. Um punhado de participantes ordenou-me os seus pequenos-almoços e é o seguinte:

20 pequenos-almoços de Portugal

Como você pode ver, é uma ingestão muito estável e fechada. Que, além disso, costuma ter um padrão interno intra-indivíduo. Isto é, não só costumamos tomar o pequeno-almoço mal, mas que costumamos fazer todos os dias, e da mesma maneira.

Vos convido, portanto, a abrir um pouco os olhos, para que as coisas que podemos tomar o pequeno-almoço não têm que ser pacotes que coloque o “café da manhã”. Os cereais não têm que ir necessariamente ensacadas, nem temos que fazer o mesmo a cada manhã.

Iogurte, nozes, aveia, fruta inteira, batidos… podem ser alternativas bastante aceitas social e culturalmente. E se você gosta de comer outras coisas, como o guisado de lentilhas da Índia, cerca de ovos cozidos alemães, feijão cozido egípcias ou mesmo reforços de canguru como dizíamos na conversa de Naukas, pois adiante. Muito bom saudável, além de que te imponham.

Deixo-vos com o café da manhã da minha amiga Paloma Quintana @NutriciónConQ que está a participar na validação do seu projeto, e suas café da manhã me vale como um bom exemplo:

Torrada integral com presunto tomate e kiwi (NutriciónconQ)

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